V ENCONTRO BRASILEIRO DE PORTADORES DE CÂNCER
IX ENCONTRO CATARINENSE DA MULHER MASTECTOMIZADA
De 13/08/2015 a 14/08/2015
Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina - Florianópolis - SC

A Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC - tem a satisfação de convidar V.S. para participar do V ENCONTRO BRASILEIRO DE PORTADORES DE CÂNCER e IX ENCONTRO CATARINENSE DA MULHER MASTECTOMIZADA, que será realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2015 em Florianópolis, no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina, situada na Rodovia SC 401, Km 04 - Saco Grande, Florianópolis, SC.

A programação foi cuidadosamente elaborada e tem como tema central: “Empoderamento de pacientes; Fortalecimento das Organizações de Pacientes e Efetividade do SUS e da Saúde Suplementar”.

 * EMPODERAMENTO DE PACIENTES E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA - De paciente a cidadão; de cidadão a ativista da causa.

* ORGANIZAÇÕES DE PACIENTES: PARA QUE FORMAR REDES? - Estratégias de Advocacy das ONGs junto ao Poder Executivo e Poder Legislativo; Formação de Rede de Controle do Câncer - RECAN Mulher; lançamento do EaD da AMUCC; importância das ONGs se organizarem em coligações como UICC, FEMAMA e ULACCAM.

 * PANORAMA DA ATENÇÃO ONCOLÓGICA - Avanços no tratamento do Câncer – o que existe; como está estruturada a Atenção Oncológica no Brasil; SUS e planos de saúde: o que eles oferecem?

* O PACIENTE DE CÂNCER NA MÍDIA: QUEM É ESSE SUJEITO? - Abordagem de políticas públicas, prevenção, tratamento, mitos e estigmas tendo o paciente como sujeito da ação; paciente sujeito ao invés de objeto do tema; como a mídia pode ajudar a desmistificar o câncer?; organizações de pacientes como fontes de informação qualificada sobre o câncer e políticas públicas em saúde.

* MITOS E REALIDADES NO CÂNCER DE PRÓSTATA - Qual o consenso a ser seguido? Quando e como fazer o rastreamento? biópsias desnecessárias; efeitos colaterais; capacitação para detecção na atenção básica; marcadores moleculares.

* CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO - Neoplasias mais comuns e seu estadiamento; avanços tecnológicos; relação com HPV; quais as lacunas na saúde pública.

* CÂNCER COLORRETAL - Desafios e barreiras; mitos e estigmas em relação à ostomia; Papel dos biomarcadores no tratamento.

* DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DO CÂNCER - O que faz a diferença; quais os principais avanços no tratamento do câncer nos últimos anos; como avaliar a atenção oncológica no Brasil em relação a outros países; quais atitudes do próprio paciente auxiliam no sucesso do tratamento; como assegurar qualidade de vida ao sobrevivente de câncer; e a sexualidade de quem enfrentou o tratamento, como fica? Como preservar a fertilidade do paciente.

Serão dois dias de atividades com o propósito de integrar os diversos públicos que desejam debater e buscar melhorias das políticas públicas na área do controle do câncer. Para esta edição estimamos um público de 700 a 1000 pessoas dentre portadores de câncer, cuidadores, profissionais da saúde, sociedade civil organizada e público em geral.

É motivo de orgulho para nós conduzirmos um evento desta natureza, ímpar na forma e organização no país, pois sua idealização e concretude se dão pelo sujeito da ação: o Portador de Câncer. A cada novo encontro, novos desafios: superar os congressos anteriores pelo sucesso e alto padrão alcançados, além da constante preocupação em aumentar o conforto e a segurança dos participantes. Agradecemos aos nossos patrocinadores e parceiros, pois a magnitude do Evento demanda investimentos expressivos, só viáveis com parcerias que acreditam em nosso trabalho.

Contamos com a sua presença!